BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL / FORMAÇÃO

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL / FORMAÇÃO

A Cetseg Treinamentos Emergenciais, é uma empresa credenciada junto ao corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo, conforme a Portaria nº. CCB-OO8/600/14.
 

     Bombeiro Profissional civil é o profissional habilitado nos termos da Portaria nº CCB-008/600/14, que exerça, em caráter habitual, função renumerada e exclusiva de prevenção e combate e incêndio, na condição de empregado e com vivência com especialização continuada na área.

 

OBJETIVO DO NOSSO CURSO:

Formar um profissional habilitado e visionário, que realizará a prevenção, percebendo as necessidades e adotando medidas cabíveis para antecipar as correções necessárias, desenvolvendo parâmetros sustentáveis para elaborar Procedimentos Administrativos e Operacionais. Dentro de uma das concepções básicas que norteia o curso e o entendimento de que, mais do que formar os profissionais requeridos pelo mercado de trabalho,o curso pauta-se numa filosofia humanista e busca oferecer uma formação crítica e questionadora, seguindo uma linha holística que considera ser o ser humano indissociável nos seus diversos aspectos e que valoriza a análise globalizante dos fenômenos organizacionais e sociais. Valorizam, também, a pluralidade de pensamento, entendendo o conflito de ideias como fecundo e importante para a formação pretendida. Com toda essa estrutura, vocação, as empresas nas diversas áreas e segmentos, nada mais justo do que ter um Bombeiro Profissional Civil que também seja visionário, por isso o curso de Formação de Bombeiro Profissional Civil tem como foco atender as necessidades atualizadas das empresas, indústria e Comércio, para se tornar um referencial da região, buscando sua excelência continuada.

 

COMPETÊNCIAS ALVO:

O Mercado de Trabalho está em grande crescimento, pois onde há concentração de uma população, deve se considerar a presença do Bombeiro Profissional Civil como obrigatório. Além dos inúmeros acidentes pelos quais estamos sujeitos o tempo todo, como o mal súbito que pode levar a morte, as inúmeras ocorrências que geram vítimas na indústria, no comercio, nas igrejas, nas escolas, os atropelamentos e tantos outros imprevistos que ocorrem em rodeios, eventos, nos condomínios, empresas públicas e privadas, shoppings e festividades em geral,demandará contratações imediatas que fará surgir milhares de novos postos de trabalho. Porém, sempre em busca de um diferencial o curso ainda proporciona uma educação com ênfase da OHSAS18.001/2007 e a NBR ISO 14.001/2004, onde desenvolvemos neste seguimento o Sistema de Gestão Integrada (SGI) de Perigo e Risco e Aspecto e Impacto, e também uma conotação mais definida conforme legislação especifica citada acima.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

Evidentemente, o Bombeiro Profissional Civil não atua apenas na prevenção e combate a incêndio, mas também, avalia os riscos existentes, inspecionam periodicamente os equipamentos de proteção e prevenção de combate e incêndio, implementando plano de combate e abandono, interrompem o fornecimento de energia elétrica e gás liquefeito de petróleo quando ocorre o sinistro, atua no Resgate/Salvamento de pessoas em situação de perigo iminente, emergência médica, salvamento aquático, intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e com produtos químicos, prevenção e acompanhamento em determinadas atividades.

 

BENEFÍCIOS DO CARGO:

Ainda, declara a jornada de trabalho de 36 horas semanais, em escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. Com efeito, os Bombeiros Profissionais Civis que atuam em escalas diversas, quando a jornada de trabalho for superior a 36 horas semanais, serão beneficiados com pagamento de horas extras, neste aspecto, regulamentada pelas normas da Consolidação das Leis do Trabalho, Convenção ou Acordo Coletivo da Categoria. Mais alguns benefícios são mencionados no artigo 6º da lei(11.901/2009), sendo eles: fornecimento de uniforme especial pela empresa empregadora, contratação de seguro de vida em grupos nos termos do que for estipulado pelo empregador, pagamento do adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento) do salário mensal sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa e os direitos á reciclagem periódica.

 

MERCADO:

A evolução dos negócios da cidade de Campinas e sua região tem permitido aumentar a participação de pessoas no setor de regulamento de Segurança Contra incêndio das Edificações e Áreas de Risco do Estado de São Paulo, resultando na modernização da Segurança através do Decreto 56.819/2011 e suas 44 Instruções técnicas do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo e Suas Respectivas Portarias. Na sua adequação para uma produção de bens de melhor qualidade, a um custo menor, com desempenho e confiabilidade crescentes. Esta tendência é irreversível, constatada não somente nos países altamente industrializados, mas também no brasil. Agir no sentido de acompanhar os avanços na Segurança, Proteção e Prevenção ao Combate de Incêndio, tendo como parte da formação a Prevenção e Proteção a pessoas, Patrimônio e o Meio Ambiente, Gestão de confiabilidade dos equipamentos contra incêndio em suas atuações ativas e passivas. Tendo como finalidade interagir com os Perigos e Riscos, Aspectos e Impactos, gerenciando-os e minimizando-os ou eliminando-os através de formas preventivas e eficazes e preparando-os para uma intervenção ao mercado de trabalho do Bombeiro Profissional Civil, Resposta à Emergências.Elaboração de métodos de trabalhos,procedimentos operacionais e administrativos, simulados estabelecidos a cada área de risco do segmento sendo ele industrial ou comercial. Nesse contexto, torna-se fundamental para o Brasil dominar os negócios, a tecnologia, e promover entre outras ações, a habilitação e capacitação continuada do profissional na área de Ações Emergenciais, com as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho. A Britos Treinamentos assume um papel fundamental no curso, construindo na área de ensino um aprendizado e informação, com uma contribuição significativa para a formação e o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de negócios.

 

PERFIL PROFISSIONAL:

A formação do curso Bombeiro Profissional Civil da Britos Treinamentos, desenvolve as mais variadas ferramentas que lhe permitirão visualizar as oportunidades de mercado e de negócios nas empresas em que venha a atuar, mantendo-se constantemente atualizado e acompanhando as constantes flutuações econômicas, sociais e tecnológicas globais. Este curso tem como referência a NBR 14.608/2007 e a Portaria nº CCB-008/600/14. Nosso diferencial são as aulas práticas onde os alunos aplicarão o conteúdo desenvolvido em sala de aula.

 

FUNDAMENTAÇÃO/ REGULAMENTAÇÃO:

  • NR-23 Segurança contra incêndio essa, NR atribui as leis e as normas estaduais;
  • Decreto 56.819/2011 (CBMSP) e suas 44 instruções técnicas;
  • Instrução Técnica 17/2014 parte 02 Bombeiro Civil;
  • Portaria CCB-008/600/14;
  • Lei 15.180/2013 Bombeiro Civil normas;
  • Lei 1.257/2015 código estadual de emergência contra incêndio;
  • NBR – 14.608/2007;
  • Lei 13.425/2017 Lei de combate a incêndio e desastres em locais de reunião pública.

 

NOSSO DIFERENCIAL:

O aluno sairá com 06 (seis) certificações:

  • Curso de Bombeiro profissional Civil;
  • Curso de NR-20 Líquidos combustíveis e Inflamáveis 04 horas (integração)
    (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis)
  • NR-33 Supervisor de entrada em espaço confinado, 40 horas;
    (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados)
  • NR-35 Trabalho em Altura, 08 horas;
  • Primeiros Socorros, 60 horas;
  • Introdução de Libras para emergências, 20 horas;

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

A Cetseg Treinamentos Emergenciais com a vivência no mercado de trabalho percebe a necessidade das demais certificações para a proficiência do profissional que se destaca na área industrial e comercial.

 

CARGA HORÁRIA E REQUISITOS: 

262 Horas. (Sendo 60% aulas práticas)

  • Para a matrícula nos cursos de formação de Bombeiro Profissional Civil:
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ll;
  • Ter sido aprovado em exame de Aptidão física.

 

PUBLICO ALVO CORPORATIVO:

Empresas Públicas e Privadas, Indústrias, Shoppings.

Eventos como: Rodeio, Shows, Apresentações, Construções Civis e demais.

 

PÚBLICO ALVO PESSOA FÍSICA:

Técnicos de Segurança no Trabalho;

  • Engenheiros;Técnicos em Meio Ambiente;
  • Profissionais da Área da Saúde;
  • Público em geral com interesse em aprimorar seus conhecimentos;

 

PROPOSTA DE FORMAÇÃO:

TURMAS: Noturno, Diurno e aos Sábados.

 

DOCUMENTOS:

  • 01 Foto 3×4;
  • Xerox do RG;
  • Xerox do CPF;
  • Xerox do comprovante de endereço atualizado;
  • Xerox do comprovante de escolaridade (Fundamental-ll – 8º Série);
  • Exame de aptidão física.

 

CORPO DE INSTRUTORES:

Instrutores certificados, habilitados e com vivência na área com instruções continuadas, garantindo assim a qualidade do ensino e aprendizado.